Cultivado na China há mais de 4 mil anos, com fama de produto afrodisíaco era chamado de “Arroz Proibido”, pois era consumido apenas pelo Imperador, cabendo a seus súditos somente a produção dos grãos. O Arroz negro tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral. É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante. A película que envolve o grão do arroz negro é rica em proteína, fibras, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, ácido pantotênico e pró vitaminas C e E. Mas qual a sua vantagem: - Tem valor calórico reduzido, evita a formação de resíduos tóxicos (que poderiam causar prisão de ventre). - Evita transtornos metabólicos e dos órgãos que poderiam levar a obesidade, degeneração celular ou doenças malignas. - Promove melhoria na função celular, no fluxo sanguíneo, na oxigenação dos tecidos e do cérebro, harmonizando as funções dos órgão internos. - Auxilia na formação do sangue, juntamente com o ferro. - Melhora a circulação. - Previne o envelhecimento precoce, a hipertensão arterial, a diabete e as doenças de pele, além de beneficiar o funcionamento do coração e dos rins. Genteee... é um super alimento... D-E-L-I-C-I-O-S-O... e vocês PRECISAM experimentar. E a pergunta vem: Mas Nutriiiiii... deve ser caro isso?? Olhaaaa... paguei R$16 a caixinha de ½ kilo no Angeloni (mês passado)... mas já vi por R$30. Não acho caro pelas qualidades e também por sem um produto importado (As aventuras de Sônia e Sheila no supermercado. Minha filha pega o arroz dos 'meninos'! 1min depois volta a Sheila com o arroz negro e um pacote de arroz integral orgânico pros 'filhos'. A Sônia só olhou e falou: não tais pensando em levar isso né?? Eu olhei: claro que to. Sônia só olhou assim). Mas gente... to falando isso pq assim como minha mãe, sei que muita gente vai achar caro. But, sou do tipo que prefere gastar com comida e não com doença. E outra: ela comeu e mandou um whatsapp pra mim: Minha filhaaa... que delícia esse arroz né? Invista em você e na sua alimentação! Ps: lanche da tarde de hoje... no carro... sem desculpas... porque as vezes... quase sempre eu gosto de comer comida a tarde :o)
15/07/2015
14/07/2015
Você conhece a Ora-pro-nobis?
Planta originária do continente americano, a ora-pro-nobis, de nome científico Pereskia aculeata, é encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim. De fácil cultivo e alto valor nutricional, a planta pode ser usada como ornamento e alimento, e se desenvolve em vários tipos de solo. Também conhecida como labrobó e orabrobó, a ora-pro-nobis, a planta trepadeira se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo. Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. Muito usada como cerca viva, a planta pode chegar aos 5 metros de altura e possui ramos repletos de espinhos, ajudando a proteger ambientes.
Benefícios e propriedades: Popularmente usadas para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada, a planta possui muitas propriedades devido ao seu alto valor nutricional. Na forma de chá, a erva pode ser usada como depurativa do sangue e tônica, e por isso é eficaz no tratamento de cistite, úlceras, queimaduras, problemas de pele e processos inflamatórios. Rica em vitaminas A, B, C, fibras, ferro e fósforo, além da mucilagem, a planta auxilia no bom funcionamento intestinal, no aumento da imunidade, e pode ser usada na produção de mel. Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.
Como consumir? Suas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães. As folhas, in natura, podem ser usadas ainda misturadas na ração de animais devido ao alto teor de proteína. De fácil digestão, uma excelente sugestão de uso da planta é triturada com água no liquidificador e, em seguida, adicionada à massa do pão ou macarrão. As folhas são ainda ótimas para enriquecer as saladas, e outros pratos comuns no cardápio diário dos brasileiros. Contra-indicações: o consumo de ora-pro-nobis não possui contra-indicações. Fonte: http://beneficiosnaturais.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)