28/05/2010

De olho na Osteoporose!!

A osteoporose caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.
Homens e mulheres atingem o pico de massa óssea por volta dos 30 anos, e a partir dos 40 anos começam a perder massa óssea, sendo que esta curva descendente se acentua por volta dos 50 anos nas mulheres (menopausa) e a partir dos 60 anos nos homens. Cuidados na alimentação ao longo de toda vida são importantes para evitar a osteoporose. Queria chamar a atenção do leitor para importância do nutriente boro. O boro tem 3 papéis fundamentais quando o assunto é osso.
1º - Reduz a excreção urinária de cálcio, mantendo a calcemia normal, o que favorece o depósito de cálcio no osso.
2º - O boro aumenta a ativação da enzima hidroxilase renal, necessária para transformar a vitamina D na sua forma ativa. A vitamina D é a responsável pela deposição de cálcio no osso e pela absorção do cálcio no intestino.
3º - O terceiro mecanismo é hormonal, pois o boro pode ajudar a aumentar a quantidade de hormônios femininos e masculinos, porque ajuda na conversão de pregnenolona a 17 alfa-hidroxipregnenolona, que dará origem ao DHEA, estradiol, testosterona, entre outros, hormônios fundamentais para manter a massa óssea na terceira idade.

Boas fontes de boro: sementes oleaginosas, pepino, beterraba, cogumelo, germen de trigo, pêssego e uva.

2 comentários:

  1. Olá! Sou nutricionista funcional também e adorei a sua iniciativa de promover o conhecimento quanto à importância do Boro no tratamento da osteoporose. Parabéns!
    Também são importantes a vitamina D, o Magnésio e o Ômega 3, além do famoso cálcio.
    Miriam Loiola.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadaaa!!! Mas então... pena q o povo acha q p osteoporose é só Calcio.. calcio e mais calcio!!!

    ResponderExcluir

 

NUTRIÇÃO FUNCIONAL Template by Ipietoon Cute Blog Design