21/05/2010

Efeitos fisiológicos dos probióticos!!

1- Inibição de bactérias intestinais indesejáveis; isto pode ocorrer por produção de substâncias bactericidas. Os lactobacilos podem produzir peróxido de hidrogênio, substância inibidora da Escherichia coli, salmonela etc. Adesão à mucosa e multiplicação; este termo se refere à capacidade dos probióticos de aderirem nas vilosidades intestinais competindo e inibindo a fixação de patogênicos, como por exemplo, escherichia coli. A adesão não ocorre com todos os probióticos, segundo Bengmark e col parecendo ser verdadeiro somente para o lactobacilos Plantarum 299. Presença sem adesão à mucosa; para que isso ocorra é necessário que a ingestão do probiótico seja contínua pois sua suspensão não garante permanência no cólon por um logo período.
2 – Ativação da imunidade humoral e celular; os Lactobacilos acidófilos, bulgárico e casei aumentam a atividade fogocitária, a síntese de imunoglobulinas (IgA) e a ativação de linfócitos T e B.
3 – Aumento da digestibilidade da lactose; os Lactobacilos produzem a enzima beta galactosidade facilitando a digestão da lactose. O papel da população bacteriana intestinal sobre à saúde do nosso organismo é aceito. A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é de extrema importância. Neste sentido a alimentação assume influência através da ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis e morte das bactérias indesejáveis. Os frutooligosacarídeos (FOS) e os probióticos tem esta função e o consumo destes nutrientes deve ser estimulados. Deve-se dar atenção ao fato de que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas que faz parte de todo um contexto, o estilo de vida, a hereditariedade e a interferência do meio ambiente tem cada qual seu peso. Fator que é de suma importância para que os alimentos funcionais não sejam considerados alimentos milagrosos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

NUTRIÇÃO FUNCIONAL Template by Ipietoon Cute Blog Design