16/03/2011

ALERGIAS ALIMENTARES!!

Há muito mais alergias a alimentos atualmente, e também várias hipóteses para explicá-las. Aqueles que as vêem como um “mal da sociedade moderna” citam fatores como a poluição e as substâncias químicas no ambiente. Ao fazermos um levantamento crítico das mudanças de comportamento da sociedade, verificamos que vários fatores contribuíram para que as manifestações alérgicas se tornassem tão constantes e presentes no estado de saúde da população. Estatísticas sobre o consumo alimentar no Brasil, período 1974/2003, segundo a OMS, o consumo diário de legumes, verduras e frutas é apenas 1/3 do mínimo necessário. As manifestações alérgicas são decorrentes das reações do organismo contra substâncias estranhas (alérgenos) ao seu funcionamento, sendo que as substâncias alergênicas podem ser absorvidas pela pele, inaladas e/ou ingeridas com os alimentos e os ingestantes (toxinas, fungos, aditivos, restos de insetos, etc., que vem junto com os alimentos, porém, não tem valor nutricional).

Classificação das alergias

Alergias imediatas são mais facilmente associadas com os alérgenos que as desencadearam. Nas alergias tardias, ao contrário, são mais difíceis de serem associadas aos sintomas, aos alérgenos que as causaram, uma vez que as reações, na maior parte dos casos, não são imediatas, podendo ocorrer até três dias após o primeiro contato.

Como ocorre o processo alérgico?

O processo alérgico começa quando o sistema digestório recebe uma substância (que pode ser nutriente, toxina, fungos ou outras) que ele considera estranha ou que não tenha sido digerida completamente, resultando em macromoléculas que não são “entendidas pelo organismo” como nutrientes, e sim como “algo” contra a qual ele precisa se defender (antígenos). Enfim, ocorrerão diversas reações que vão determinar os sintomas característicos de determinada alergia, dependendo das áreas envolvidas, sendo que um mesmo alérgeno pode causar sinais e sintomas diferentes, de um organismo para o outro, e que podem ser confundidos com outras doenças.

Quais são os sintomas?

Alergias imediatas poderão ocorrer sintomas que irão variar dentro de amplos limites como edemas (inchaços), vasoconstrição, pruridos (vermelhidão de pele), formação de muco, choque anafilático. Já as alergias tardias são: asma, rinite, sinusite, bronquite, candidíase, cistite de repetição, obstipação, gastrite, obesidade, celulite, enxaqueca, insônia, depressão, fadigas, alteração de humor, artrite, psoríase, fibromialgia, acne, dermatite, entre outros. Como visto, nosso organismo pode reagir de diferentes maneiras com o mesmo alimento, tanto de uma pessoa para outra, quanto para a mesma pessoa em diferentes momentos, desencadeando processos crônicos durante a vida.

Principais alimentos alergênicos:

- Leite de vaca
- Soja
- Trigo
- Ovo
- Amendoim
- Oleaginosas
- Peixes e frutos do mar
- Cítricos


Importante ressaltar que cada pessoa é um ser único, o tratamento é centrado no paciente! Identificar e tratar causas e não apenas os sintomas das doenças!

Comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que pode fazer para a sua saúde! Invista em si e na sua alimentação!

0 comentários:

Postar um comentário

 

NUTRIÇÃO FUNCIONAL Template by Ipietoon Cute Blog Design