28/04/2016

Pão Integral FIT: sem glúten | sem leite | vegan





Após 30min no bol, Sônia amassou e deixou crescer na forma.

Após crescer 40min na forma.

Após assar :o)


Povo povo meu... minha mãe ama demais pão... só que esses de hoje em dia não tá dando mais pra comer. Mesmo esses sem glúten... é muita farinha branca e outras porcarias... então, porque não fazer um pão em casa?? Tava eu meio de boa semana passada e eis que  pedi um 'help' pro Espírito Santo. Juntos criamos um pão pra alegria da Sônia e da populaçãooooo... hehehehe. Fizemos com o que eu tinha em casa. A primeira receita achei que foi pouco sal. Então no outro dia fizemos esse e ficou perfeito!!!! Essa semana já faço a informação nutricional e já coloco aqui nesse post mesmo. Geeeeente!!! Melhor pão da vidaaaaaaaaaaa. E o melhor de tudoooo: sem leite, sem glúten, sem ovos, integral e vegan!!! Eu gosto de pão 'pesado'... gosto de bolo que 'cria pé' hahahaha... e desde pequena AMOOOO brownie. Então... pra quem curte pão integral NÃO deixe de fazer. Essa receita ficou super fácil e absurdamente saudável. Pode comer todo dia sem culpa. Eu corto uma fatia mais grossa e coloco na sanduicheira ou torradeira (isso no outro dia né). Sempre que acaba to fazendo... a cada 3 dias + ou -... quando minha mãe amassa fica assim. Vou fazer outro e postar pra vocês ver como fica diferente quando eu amasso. Segue abaixo a receita. Ahhhhh... pra quem mora aqui pela região, tem TODOS os ingredientes na E-labore.

Pra fazer o pão eu usei as colheres medidoras :o)


Ingredientes secos
½ xícara de farinha de grão de bico
½ xícara de quinoa em flocos (pode ser a vermelha)
½ xícara de farinha de linhaça dourada
1 ½ xícara de trigo sarraceno
2 + ¼ de colher de chá de fermento de pão
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de semente de girassol ou gergelim preto
15 castanhas do pará picadas grosseiramente

Ingredientes líquidos
1 xícara de leite vegetal morno (usei o Risovitta de arroz com coco que era o que eu tinha em casa)
2 colheres de chá de melado
2 colheres de chá de vinagre de maçã
3 colheres de sopa de linhaça dourada + 6 colheres de sopa de água*
3 colheres de sopa de gordura de coco (não é óleo) amolecida

Modo de preparo
1: Em uma xícara deixe a linhaça de molho com água por 20min.
2: Em um bol coloque todos os ingredientes secos, misturando bem e reserve.
3: Misture o líquido aos secos e amasse com as mãos (melhor usar uma luva).
4: Cubra com um pano e deixe até dobrar de volume (eu deixo a forma em cima de uma almofada de pano)
5: De mais uma sovada e deixe descansar por 40min (deixando em cima da almofada... hehehe)
6: Asse por 35-40min à 180°C.

Palavra do dia:  Salmo 23

0 comentários:

Postar um comentário

 

NUTRIÇÃO FUNCIONAL Template by Ipietoon Cute Blog Design