06/03/2016

Óleo de Abacate



Conhecido como o ‘óleo das Américas’ porém ainda pouco utilizado no Brasil, o óleo de abacate vem sendo usado para os mais diversos fins, desde dar um ‘help’ na dieta até auxiliar com os cuidados da pele.

Extraído diretamente da polpa da fruta, uma única colher de sopa todos os dias pode trazer inúmeros benefícios à saúde. O óleo de abacate possui em sua composição várias substâncias medicinais. Entre as mais ativas temos lecitinas, fitoesteróis, especialmente beta-sitosterol, gorduras monoinsaturadas, vitamina A e um alto teor de vitamina E (quase o dobro do óleo de semente de uvas), ômega 3, 6 e 9, baixa acidez 0.3 e 0% colesterol. O óleo é composto também de aminoácidos, como glutamina, que tem ação antioxidante, inibindo a formação de radicais livres. A vitamina E que é conhecida por ser um poderoso antioxidante age inibindo a formação de radicais livres, ajudando assim a diminuir os sinais do envelhecimento, estimulando o metabolismo do colágeno e reduzindo as marcas de rugas e estrias.

Mas será que ajuda mesmo a emagrecer??

Além de manter a saciedade, o óleo de abacate ajuda sim no emagrecimento, pois controla os níveis de cortisol no organismo. O cortisol é um hormônio que tem diversas funções no nosso corpo, sendo geralmente liberado em situações de estresse. Em excesso, o cortisol dificulta o emagrecimento e promove o acúmulo de gordura, sobretudo na região abdominal. Isso ocorre porque altas concentrações de cortisol podem diminuir o metabolismo, elevar a retenção de líquidos e aumentar o apetite.

O óleo de abacate reduz os níveis de cortisol porque acentua o efeito da glutationa, uma substância naturalmente presente no nosso organismo e que ajuda a regular os níveis desse hormônio em circulação. A glutationa possui também um efeito detox, uma vez que se liga às toxinas e facilita sua eliminação pelo organismo, colaborando assim para um bom funcionamento das células

Outro benefício do óleo de abacate para a manutenção da boa forma é que ele ajuda a controlar a glicemia, impedindo variações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, que trazem consigo muitas vezes a sensação de fome.

Veja alguns benefícios do óleo de abacate:

1 - Devido à presença de gorduras monoinsaturadas, auxilia na redução do LDL colesterol (ruim) e no aumento do HDL-colesterol (bom).
2 - Ajudar a regular o apetite, pois a gordura atrasa a digestão, prolongando a sensação de saciedade e retardando o aparecimento da fome.
3 - Devido aos níveis elevados de vitamina A, pode auxiliar como prevenir problemas oftalmológicos (catarata, cegueira noturna).
4 - Aumenta a síntese de colágeno e diminui moléculas inflamatórias no sangue.
5 - Atua como importante interventor vascular através da alteração das membranas de células cardíacas e renais.
6 - Quando adicionado a saladas ricas em licopeno e betacaroteno (tomate, cenoura etc), é potencializada a absorção dessas substâncias.

Obs: Não é recomendado para gestantes e lactantes, pois não se sabe os efeitos do beta-sitosterol no desenvolvimento dos bebês. Níveis elevados de beta-sitosterol em indivíduos que já tiveram infarto foram associados com outras possíveis complicações cardiovasculares.

Fontes:
http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2014/02/11/conheca-os-sete-beneficios-do-oleo-de-abacate-e-inclua-nas-preparacoes/

Palavra do dia: Ezequiel 33:11

0 comentários:

Postar um comentário

 

NUTRIÇÃO FUNCIONAL Template by Ipietoon Cute Blog Design