02/11/2009

Detoxificação: prevenir ainda é o melhor remédio!

Detoxificação é qualquer processo biológico que busque a eliminação de substâncias tóxicas ou biologicamente ativas dos fluidos corporais e que as tornem passíveis de serem excretadas. Uma dieta de detoxificação tem como objetivo, portanto, retirar a carga tóxica do organismo, e com isso auxilia na prevenção de doenças. Essa dieta não cura doenças, e sim reequilibra o organismo, devolvendo a sua capacidade vital plena para que consiga melhor exercer as funções de nutrição e responder melhor a qualquer tratamento de saúde. As pessoas que mantém por muito tempo toxinas acumuladas no organismo acabam tendo sua taxa hormonal alterada, aumentando suas chances de desenvolver um câncer, por exemplo. Com base cientifica, a Detoxificação é mais uma arma a favor da medicina preventiva contra as doenças geradas pelo cotidiano urbano, que podem nos acometer já na vida intra-uterina.
Essa carga tóxica que tem que ser eliminada pode ser adquirido por vários meios ao longo dos anos, como pela poluição e contaminantes do ar, água e dos diversos alimentos na cadeia alimentar (como os peixes com alto teor de mercúrio, vegetais e frutas com agrotóxicos), através de utensílios de cozinha, como a panela de alumínio e Teflon, pelo papel alumínio e plástico que envolve os alimentos, pela tintura de cabelo e, principalmente, através do cigarro. Essas toxinas acumuladas atrapalham determinadas reações bioquímicas dentro do nosso organismo podendo causar diversos distúrbios de saúde, tanto físicos quanto mentais, determinando desde uma simples enxaqueca até uma hiperatividade, depressão, ou mesmo um câncer.
O processo de detoxificação ocorre normalmente em órgãos como o fígado (60%), intestino (20%), pulmões, rim, cérebro, entre outros. Entretanto, para que ocorra com sucesso, são necessários diversos nutrientes, como vitaminas e minerais. Na ausência desses nutrientes este processo fica comprometido, e substâncias tóxicas ficam acumuladas no organismo.
A American Cancer Society sugere que 2/3 dos casos de câncer dos EUA são ocasionados apenas por 2 fatores: fumaça inalada e alimentos ingeridos. Isto nos mostra uma relação grande do nosso organismo em reação ao ambiente, mas, sobretudo, nos indica que a nutrição pode fazer diferença significativa na história individual das pessoas. E um dos princípios desse processo é a detoxificação adequada.
Para atingir este objetivo, é necessário evitar alguns alimentos, que geralmente contêm toxinas e alergênicos alimentares, que são os possíveis causadores de intolerância, e por outro lado, oferecer vários alimentos que auxiliarão durante o processo, bem como o uso de suplementação de vitaminas, minerais e outros nutrientes.
Os alimentos que possuem maior potencial de detoxificação são aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras, preferencialmente sem aditivos químicos e agrotóxicos. Frutas, verduras, ervas aromáticas e água são os alimentos com maior potencial de detoxificação, e tem sua ação potencializada quando orgânicos. Ainda podemos incluir no grupo dos alimentos com capacidade de detoxificação o azeite extra virgem, raízes (inhame, cará, mandioca), arroz integral, castanhas, nozes e leguminosas, como feijão, fava, grão de bico e soja.

Aqui vão algumas dicas...

- Prefira alimentos livres de agrotóxicos (orgânicos), principalmente aqueles que fazem parte da dieta diária, como o arroz.
- Minimize o consumo de alguns alimentos fontes de toxinas e alérgenos alimentares, como no caso do leite de vaca e derivados, produtos compostos de glúten (trigo, centeio, cevado e aveia), soja não fermentada, corantes, aditivos alimentares e o açúcar.
- Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas e bebidas alcoólicas;
- Consuma alimentos verdes, vivos, energizantes, detoxificantes, integrais e individualmente adequados. As reações de detoxificação usam praticamente todos os nutrientes, o consumo de alimentos nutritivos irá facilitar esse processo.
- Hidrate-se: a hidratação adequada é de suma importância para que ocorra a conjugação com compostos hidrossolúveis, a fim de facilitar a eliminação de toxinas através de fezes, urina, suor e respiração.
- Consuma alimentos que estimulem o processo de detoxificação diariamente, como brócolis, couve-flor, frutas cítricas, frutas vermelhas e arroxeadas, enfim varie seu cardápio com cores e vida.
- Em alguns casos, para que a dieta de detoxificação obtenha os efeitos desejados, podem ser necessários suplementos de vitaminas e minerais, ou o uso de produtos como algas e extratos de plantas naturais, como o aloe vera. Para isso consulte um nutricionista funcional!



Post by SheRosa e Aline Radloff

1 comentários:

  1. muito boa a matéria vou tentar seguir a orientação.

    ResponderExcluir

 

NUTRIÇÃO FUNCIONAL Template by Ipietoon Cute Blog Design